Guia Prático: 4 Passos para criar uma Trilha de Desenvolvimento de Liderança
Guia Prático: 4 Passos para criar uma Trilha de Desenvolvimento de Liderança

Trilha de desenvolvimento de liderança é um programa estruturado e contínuo projetado para desenvolver as habilidades e competências de liderança.
O objetivo final de uma trilha de desenvolvimento de liderança é capacitar os gestores a alcançarem seu pleno potencial, liderarem com eficácia, impulsionarem o desempenho da equipe e contribuírem para o sucesso geral da empresa.
Como também, desenvolver colaboradores para futuras posições de liderança. E para isso, é necessário construir uma trilha alinhada as necessidades organizacionais.
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Guia Prático: Trilha de Desenvolvimento de Liderança
Criar uma trilha de desenvolvimento de liderança é um processo estratégico que envolve algumas etapas.
Identificação das Competências de Liderança:
Identifique as competências de liderança que serão foco da trilha de desenvolvimento. Essas competências devem incluir conhecimento, habilidade e atitude.
Quando falamos de conhecimento, além da formação formal é importante colocar os processos, políticas e procedimentos da empresa, que um líder precisa conhecer para executar as suas atividades.
Quanto as habilidades para um cargo de liderança podemos citar como exemplo:
interpessoais: habilidades de comunicação eficaz, construção de relacionamentos, colaboração, negociação e resolução de conflitos.
gestão de pessoas: aprender a motivar, inspirar, engajar e capacitar os membros da equipe, além de lidar com questões de desempenho e desenvolvimento de carreira.
tomada de decisão: aprender a tomar decisões eficazes, avaliar riscos, resolver problemas e pensar estrategicamente.
liderança estratégica: aprender a definir uma visão clara, alinhar as metas e objetivos da equipe com a estratégia organizacional e liderar a mudança de forma eficaz.
autoconhecimento e autogestão: desenvolver a consciência de si mesmo, identificar pontos fortes e áreas de melhoria, gerenciar o estresse e manter a resiliência em momentos de crise.
Algumas vezes, pode ser desafiador distinguir o que é habilidade e o que é atitude, mas considere que atitude é querer fazer e como exemplo podemos citar: perseverança, resiliência e iniciativa.
Se a sua empresa possui competências organizacionais, análise quais delas devem entrar para a trilha de desenvolvimento de liderança, pois a trilha de desenvolvimento de liderança deve estar alinhada com as necessidades organizacionais.
Antes de criar o plano de aula, que será o próximo passo, considere validar essas competências com os gestores da área.
Desenvolvimento de Plano de Aula:
Se a sua empresa utilizará consultoria externa para aplicar os treinamentos, você não precisará se preocupar com metodologia ou com o desenvolvimento de conteúdo.
Mas considere aprender todo o processo, pois é inviável terceirizar alguns treinamentos, relacionados a processos, políticas e procedimentos da empresa, que o gestores ou futuros gestores precisarão dominar para executar com excelência as atividades.
No exemplo a seguir, vamos construir um plano de aula para procedimentos e políticas do RH, você poderá utilizar essa mesma sequência para todas as outras competências.
Isso mesmo, o plano de aula é desenvolvido para cada competência.
- Objetivos da Aula:
Comece definindo claramente os objetivos de aprendizagem da aula. O que os participantes devem ser capazes de fazer ou compreender após a conclusão da aula?
Exemplo: Procedimentos e Políticas da área de Recursos Humanos
Objetivos:
Tomar ações considerando e em conformidade com os procedimentos internos;
Respeitar prazos necessários ao departamento de Recursos Humanos;
Conscientizar os participantes quanto aos pontos positivos dos procedimentos aplicados na gestão de pessoas.
- Análise do Público-Alvo:
Entenda quem são os participantes da trilha de desenvolvimento de liderança. Qual é o nível de experiência deles? Quais são suas necessidades específicas de aprendizagem?
Isso ajudará a adaptar o conteúdo e as atividades da aula para atender às necessidades.
Exemplo: Procedimentos e Políticas da área de Recursos Humanos
Público Alvo:
Coordenadores e Supervisores Operacionais com pouco tempo de experiência na função e com contato com o conteúdo durante a integração;
E profissionais que não estão em cargo de gestão, mas foram mapeados para posições futuras.
- Conteúdo da Aula:
O conteúdo é desenvolvido com base nos objetivos de cada competência de liderança previamente definida. Identifique os tópicos-chave que precisam ser abordados para desenvolver essas competências.
Exemplo: Procedimentos e Políticas da área de Recursos Humanos
Tópicos:
Tópico 1 : Qual é a importância dos Procedimentos para a uma boa Gestão. Objetivo: Conscientizar os participantes que os Procedimentos e as Normas são importantes para uma boa gestão de pessoas.
Tópico 2: Procedimentos de Admissão, Demissão, Ponto, Auxílio Educação, Prestadores de Serviço/Terceirizados e Exames Ocupacionais. Objetivo: Identificar o conhecimento dos participantes sobre esses procedimentos, para um trabalho direcionado.
Tópico 3: Todas as perguntas sobre os procedimentos que não foram respondidas corretamente. Objetivo: Aprimorar conhecimento dos participantes quanto aos procedimentos.
Tópico 4: Fechamento da Matéria. Objetivo: Responder as dúvidas dos participantes.
Após a definição dos tópicos e o objetivo de cada um deles, fica mais fácil desenvolver o conteúdo.
Em nosso exemplo, o conteúdo será extraído dos procedimentos da área de Recursos Humanos, o diferencial estará na metodologia que será aplicada, que veremos a seguir.
- Metodologia de Ensino:
Escolha métodos de ensino que sejam adequados para o conteúdo e os objetivos da aula. Isso pode incluir palestras, estudos de caso, discussões em grupo, simulações, exercícios práticos, games, entre outros.
Desenvolva atividades de aprendizagem que envolvam os participantes e os ajudem a aplicar os conceitos e habilidades discutidos durante a aula. As atividades devem ser práticas e relevantes para o contexto de liderança.
Exemplo: Procedimentos e Políticas da área de Recursos Humanos
Metodologia:
Tópico 1 : Qual é a importância dos Procedimentos para a uma boa Gestão.
Objetivo: Conscientizar os participantes que os Procedimentos e as Normas são importantes para uma boa gestão de pessoas.
Metodologia: Será realizada uma Dinâmica de Grupo a “Fabrica de Aviões”. Os participantes conseguirão perceber facilmente a diferença em trabalhar com e sem procedimentos.
Tópico 2: Procedimentos de Admissão, Demissão, Ponto, Auxílio Educação, Prestadores de Serviço/Terceirizados e Exames Ocupacionais.
Objetivo: Identificar o conhecimento dos participantes sobre esses procedimentos, para um trabalho direcionado.
Metodologia: Game, a turma será dividida em 02 equipes. A cada pergunta um membro da equipe terá a oportunidade para responder. A equipe que acertar mais as perguntas ganha o Game.
Tópico 3: Todas as perguntas sobre os procedimentos que não foram respondidas corretamente.
Objetivo: Aprimorar conhecimento dos participantes quanto aos procedimentos.
Metodologia: Entregar aos participantes cópia de todos os Procedimentos Internos do RH. Separar a turma em equipes de no máximo 03 participantes. Solicitar que os participantes consultem os Procedimentos e respondam as perguntas.
Tópico 4: Fechamento da Matéria.
Objetivo: Responder as dúvidas dos participantes.
Metodologia: Fazer perguntas direcionadas
- Recursos e Materiais:
Determine quais recursos e materiais serão necessários para apoiar a aula. Isso pode incluir apresentações de slides, materiais de leitura, vídeos, exemplos práticos, salas, entre outros.
Exemplo: Procedimentos e Políticas da área de Recursos Humanos
Será necessário ficha para perguntas, bombons para a turma vencedora do game, sino para o game e sala com capacidade para receber os participantes.
- Definição da Avaliação:
Planeje como você avaliará o progresso dos participantes durante e após a aula. Isso pode incluir avaliações durante e ao final da aula, assim como avaliações 360º meses depois as aulas.
Exemplo: Procedimentos e Políticas da área de Recursos Humanos
Metodologia:
Tópico 1 : Qual é a importância dos Procedimentos para a uma boa Gestão.
Objetivo: Conscientizar os participantes que os Procedimentos e as Normas são importantes para uma boa gestão de pessoas.
Metodologia: Será realizada uma Dinâmica de Grupo a “Fabrica de Aviões”. Os participantes conseguirão perceber facilmente a diferença em trabalhar com e sem procedimentos.
Avaliação: A avaliação será durante o processamento da dinâmica.
Tópico 2: Procedimentos de Admissão, Demissão, Ponto, Auxílio Educação, Prestadores de Serviço/Terceirizados e Exames Ocupacionais.
Objetivo: Identificar o conhecimento dos participantes sobre esses procedimentos, para um trabalho direcionado.
Metodologia: Game, a turma será dividida em 02 equipes. A cada pergunta um membro da equipe terá a oportunidade para responder. A equipe que acertar mais as perguntas ganha o Game.
Avaliação: Quantidade de respostas corretas
Tópico 3: Todas as perguntas sobre os procedimentos que não foram respondidas corretamente.
Objetivo: Aprimorar conhecimento dos participantes quanto aos procedimentos.
Metodologia: Entregar aos participantes cópia de todos os Procedimentos Internos do RH. Separar a turma em equipes de no máximo 03 participantes. Solicitar que os participantes consultem os Procedimentos e respondam as perguntas.
Avaliação: Quantidade de respostas corretas.
Tópico 4: Fechamento da Matéria.
Objetivo: Responder as dúvidas dos participantes.
Metodologia: Fazer perguntas direcionadas
Avaliação: Participação
Será aplicada avaliação 360º após 06 meses da conclusão do módulo, no intuito de avaliar o quanto os participantes estão aplicando o conhecimento no dia a dia.
- Sequência e Carga Horária:
Organize o conteúdo da aula em uma sequência lógica e defina a carga horária das atividades. Certifique-se de reservar tempo suficiente para cada tópico e atividade planejada.
Exemplo: Procedimentos e Políticas da área de Recursos Humanos
Metodologia:
Tópico 1 : Qual é a importância dos Procedimentos para a uma boa Gestão.
Objetivo: Conscientizar os participantes que os Procedimentos e as Normas são importantes para uma boa gestão de pessoas.
Metodologia: Será realizada uma Dinâmica de Grupo a “Fabrica de Aviões”. Os participantes conseguirão perceber facilmente a diferença em trabalhar com e sem procedimentos.
Avaliação: A avaliação será durante o processamento da dinâmica.
Carga Horária: 01:00
Tópico 2: Procedimentos de Admissão, Demissão, Ponto, Auxílio Educação, Prestadores de Serviço/Terceirizados e Exames Ocupacionais.
Objetivo: Identificar o conhecimento dos participantes sobre esses procedimentos, para um trabalho direcionado.
Metodologia: Game, a turma será dividida em 02 equipes. A cada pergunta um membro da equipe terá a oportunidade para responder. A equipe que acertar mais as perguntas ganha o Game.
Avaliação: Quantidade de respostas corretas
Carga Horária: 00:30
Tópico 3: Todas as perguntas sobre os procedimentos que não foram respondidas corretamente.
Objetivo: Aprimorar conhecimento dos participantes quanto aos procedimentos.
Metodologia: Entregar aos participantes cópia de todos os Procedimentos Internos do RH. Separar a turma em equipes de no máximo 03 participantes. Solicitar que os participantes consultem os Procedimentos e respondam as perguntas.
Avaliação: Quantidade de respostas corretas.
Carga Horária: 01:00
Tópico 4: Fechamento da Matéria.
Objetivo: Responder as dúvidas dos participantes.
Metodologia: Fazer perguntas direcionadas
Avaliação: Participação
Carga Horária: 00:30
Total de Encontros: 01 com Carga Horária de 03:00.
Facilitador do Treinamento:
O Facilitador do treinamento nem sempre será o Analista de DHO, pois é necessário ter conhecimento e domínio do conteúdo.
No exemplo que utilizamos de procedimentos e políticas da área de Recursos Humanos, a pessoa mais indicada para ser o facilitador é o Gestor da área e não o Analista de DHO.
Flexibilidade e Adaptação:
Esteja preparado para adaptar o plano de aula com base no feedback dos participantes e nas necessidades que surgirem durante a aula.
Conteúdo adicional sobre Trilha de Desenvolvimento de Liderança
Integração com a Cultura Organizacional:
Integre o desenvolvimento de liderança à cultura organizacional, garantindo que os valores e princípios da empresa sejam incorporados às atividades de desenvolvimento.
Promova uma cultura de aprendizagem contínua, feedback aberto e colaboração entre os líderes e suas equipes.
Avaliação e Feedback Contínuos:
Implemente sistemas de avaliação e feedback contínuos para monitorar o progresso dos líderes ao longo da trilha de desenvolvimento. Isso pode incluir avaliações de desempenho, feedback 360 graus e avaliações de treinamento.
Iteração e Ajuste:
Esteja preparado para iterar e ajustar a trilha de desenvolvimento com base no feedback dos participantes, mudanças nas necessidades organizacionais e novas tendências no campo da liderança.
Mantenha-se flexível e adaptável para garantir que a trilha de desenvolvimento permaneça relevante e eficaz ao longo do tempo.
Pontos positivos Trilha de Desenvolvimento de Liderança:
Uma trilha de desenvolvimento de liderança é uma iniciativa para organizações que buscam cultivar e fortalecer sua base de liderança. Este processo estruturado oferece uma série de benefícios que se estendem além do crescimento individual dos gestores.
Em primeiro lugar, as trilhas de desenvolvimento ajudam a identificar talentos promissores dentro da organização.
Ao reconhecer e nutrir esses talentos, as empresas podem construir uma pipeline sólida de gestores capazes de enfrentar os desafios do ambiente de negócios.
Além disso, investir no desenvolvimento de liderança demonstra um compromisso genuíno com o crescimento e o bem-estar dos colaboradores.
Esse comprometimento, por sua vez, pode aumentar o engajamento, contribuindo para uma cultura organizacional mais positiva e produtiva.
As trilhas de desenvolvimento de liderança promovem uma cultura de aprendizado contínuo.
Ao incentivar os gestores a buscarem constantemente o aprimoramento de suas habilidades e conhecimentos, as empresas criam um ambiente que valoriza a inovação e a excelência.
Isso não apenas beneficia os gestores e futuros gestores individualmente, mas também fortalece a capacidade da organização de se adaptar e inovar em resposta às mudanças do mercado.
Por fim, os programas de desenvolvimento de liderança podem ter um impacto significativo na reputação da empresa como marca empregadora.
Ao oferecer oportunidades de crescimento profissional e desenvolvimento pessoal, as organizações se tornam destinos atraentes para talentos em potencial.
Alguns desafios a serem considerados para criar uma trilha de desenvolvimento de liderança:
A criação e aplicação de uma trilha de desenvolvimento de liderança são empreendimentos que apresentam desafios e demandam atenção cuidadosa.
Um dos desafios principais reside na identificação precisa das necessidades de desenvolvimento dos líderes.
Isso requer a utilização de métodos de avaliação eficazes, como avaliações de competências e feedback 360 graus, para identificar lacunas de habilidades e áreas de melhoria.
Além disso, a personalização e flexibilidade para garantir que a trilha de desenvolvimento de liderança atenda às necessidades individuais dos participantes, adaptando-se às suas circunstâncias e aspirações específicas.
O engajamento dos participantes é um dos maiores desafios enfrentados pelas trilhas de desenvolvimento de liderança.
É necessário comunicar claramente os benefícios do programa e envolver os gestores desde o início no processo de planejamento e desenvolvimento.
A avaliação e mensuração de resultados também são aspectos críticos. Estabelecer métricas claras e indicadores de progresso permite avaliar a eficácia da trilha e fazer ajustes conforme necessário.
É necessário cultivar um ambiente que valorize o aprendizado contínuo e o desenvolvimento pessoal, com o apoio e envolvimento ativo da liderança sênior.
Conclusão – Trilha de Desenvolvimento de Liderança
Uma trilha de desenvolvimento de liderança é um processo estruturado desenvolvido por organizações para identificar, nutrir e fortalecer o talento de liderança dentro de sua equipe.
Este programa visa capacitar líderes atuais e futuros com as habilidades, conhecimentos e competências necessárias para enfrentar os desafios complexos e dinâmicos do ambiente de negócios.
Ao invés de ser uma abordagem única, a trilha de liderança é projetada de forma personalizada, levando em consideração as necessidades individuais dos participantes e os objetivos estratégicos da organização.
Por meio da trilha de desenvolvimento de liderança, as organizações buscam identificar líderes potenciais e oferecer-lhes oportunidades de desenvolvimento profissional e crescimento pessoal.
Uma trilha de liderança bem-sucedida requer um compromisso contínuo por parte da organização em fornecer recursos, suporte e oportunidades de aprendizado aos participantes.
Em resumo, uma trilha de desenvolvimento de liderança é muito mais do que uma simples iniciativa de treinamento. É um investimento estratégico nas pessoas, com o potencial de impulsionar o crescimento, a inovação e o sucesso a longo prazo.
Criar e aplicar uma trilha de desenvolvimento de liderança é um processo complexo, mas recompensador.
Ao enfrentar os desafios e prestar atenção aos pontos críticos, as organizações podem criar trilhas de desenvolvimento eficazes que impulsionam o crescimento e o sucesso dos gestores e da empresa como um todo.
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