05 Entrevista: Como o LinkedIn é Utilizado pelos Headhunters?

05 Entrevista: Como o LinkedIn é Utilizado pelos Headhunters?

WHR Knowledge
8 de fevereiro de 2024
05 Entrevista: Como o LinkedIn é Utilizado pelos Headhunters?

Você sabe como o LinkedIn é utilizado pelos headhunters?

Esta semana, a WHR Knowledge teve a oportunidade de entrevistar Stella Lazzuri, headhunter com mais de 10 anos de experiência, atualmente sócia da FESA Group.

Uma consultoria posicionada como um ecossistema de soluções integradas de RH, ancoradas em ciências humanas, ciência de dados e tecnologia.

Ela compartilhou conosco como essa rede social é utilizada.

Confira abaixo a entrevista completa e aumente suas chances de conseguir o seu emprego dos sonhos.

 

Entrevista Completa: Como o LinkedIn é utilizado pelos Headhunters?

WHR Knowledge: Para começar, você poderia nos explicar o que um Headhunter (Caçador de Talentos) faz? E qual a diferença de um processo de Recrutamento e Seleção?

Stella Lazzuri: Primeiramente, agradeço a oportunidade de compartilhar minha experiência.

 

Quanto à primeira pergunta, o papel de um Headhunter envolve três pilares principais:

  • desenvolvimento de relacionamentos com profissionais;
  • conhecimento aprofundado sobre um ou mais mercados;
  • competências técnicas em Recursos Humanos para a avaliação de perfis.

 

O nosso principal objetivo é identificar profissionais altamente qualificados para posições estratégicas nas empresas.

 

Ao contrário de um processo de Recrutamento e Seleção convencional, o Headhunter busca ativamente por candidatos, fora do circuito tradicional de candidaturas.

 

WHR Knowledge: Para uma vaga, qual percentual de candidatos você busca no LinkedIn?

Stella Lazzuri: Sem dúvida, o LinkedIn é uma ferramenta extremamente utilizada pelos Headhunters.

Em média, procuro aproximadamente metade dos candidatos avaliados em um processo seletivo por meio do LinkedIn, considerando sua ampla base de profissionais e os recursos avançados de pesquisa, especialmente na versão para Recrutadores.

 

WHR Knowledge: Atualmente, quais são as dificuldades que você encontra ao fazer hunting no LinkedIn?

Stella Lazzuri: Em relação às dificuldades no hunting pelo LinkedIn, a necessidade de incluir filtros para garantir precisão na busca, assegurar assertividade e agilidade no processo.

Observo que o preenchimento inadequado ou a desatualização dos perfis dos profissionais na plataforma é um dos principais fatores que podem comprometer uma busca bem-sucedida.

Entre milhões de profissionais, aparecerão aqueles que possuem as qualificações e experiências descritas nos perfis. Então, dependemos que os profissionais mantenham seus perfis completos e atualizados.

 

WHR Knowledge: Nos últimos meses, percebemos profissionais em início de carreira utilizando o LinkedIn para desabafar, de forma indireta, sobre a exigência no trabalho e fazendo referência ao salário.

Comentários negativos sobre o empregador atual ou liderança podem interferir na hora de chamar um candidato para a entrevista?

Stella Lazzuri: Quanto aos profissionais que manifestam insatisfação em suas atividades atuais, é relevante destacar que comentários negativos podem impactar a percepção do Headhunter.

A postura online do profissional é cuidadosamente avaliada, sendo a gestão de sua imagem digital um fator significativo na decisão de prosseguir com o contato.

Lembrando, que não somente os Headhunters avaliam a postura online, as empresas também avaliam.

E independente da área de atuação e nível profissional, minha sugestão é que comentários negativos sobre a empresa atual ou gestão, não sejam comentados nas redes sociais.

 

WHR Knowledge: Você é mais propensa a entrar em contato com um profissional que está ativo na rede, publicando ou comentando outras publicações, ou isso não interfere?

Stella Lazzuri: Isso não necessariamente interfere na minha decisão ou avaliação do perfil de um profissional.

 

Constatar que o profissional é ativo na rede apenas nos dá um pouco mais de certeza de que teremos retorno, pois muitas vezes fazemos contato pela plataforma.

Entretanto, sabemos que profissionais que tem maior engajamento na rede aparece nas primeiras colocações nas buscas.

WHR Knowledge: Existe um campo no LinkedIn para recomendações. Você considera essas recomendações ao entrar em contato com os profissionais?

Stella Lazzuri: As recomendações são levadas em consideração. Comentários positivos, sem dúvida, têm o potencial de agregar valor ao perfil do profissional.

 

Constatamos muitos perfis que possuem recomendações ao longo da carreira e outros no momento que estão desempregados. A sugestão é que essas recomendações sejam frequentes, independente do momento profissional.

 

WHR Knowledge: Muitos profissionais lembram de atualizar o perfil no LinkedIn quando estão desempregados. Quais dicas você daria?

Stella Lazzuri: O ideal é que o perfil esteja sempre atualizado, pois nunca sabemos quando um Headhunter poderá entrar em contato.

 

Aconselho os profissionais a destacarem suas experiências nas empresas por onde passaram, bem como habilidades, conquistas e projetos relevantes.

 

Além disso, a inclusão de uma breve descrição sobre os objetivos profissionais pode ajudar a atrair oportunidades alinhadas com as aspirações.

 

É importante também incluir informações sobre formação acadêmica, cursos de especialização e idiomas de domínio.

 

Como facilitador para o contato, a inclusão de um número de telefone e/ou e-mail pode ser benéfica. Adicionalmente, vale ressaltar que existe um filtro que permite aos recrutadores encontrar perfis abertos a oportunidades.

 

Conclusão

O LinkedIn é uma ferramenta extremamente utilizada. No entanto, as dificuldades persistem, especialmente relacionadas à precisão das buscas e à atualização dos perfis dos profissionais.

Stella Lazzuri ressaltou a importância da postura online dos candidatos, alertando sobre os impactos negativos que comentários desfavoráveis podem ter na percepção dos Caçadores de Talentos e potenciais empregadores.

Embora o engajamento na rede não seja um critério decisivo para os empregadores, recomendações e perfis atualizados facilita a busca e avaliação do perfil.

Sua dica final reforça a importância da constante atualização do perfil e da inclusão de informações relevantes para atrair oportunidades alinhadas com as aspirações profissionais.

 

Gostou da entrevista? Acompanhe nossas redes sociais no Instagram, LinkedIn e Youtube e fique por dentro das melhores práticas e insights.